Whey Protein tem Efeitos Colaterais?

Sempre que se fala em suplementos alimentares já é preciso inicialmente vencer o preconceito que infelizmente ainda existe com suplementos alimentares que são erroneamente confundidos com anabolizantes, e aí surgem muitas outras dúvidas após isso, como por exemplo a dúvida sobre whey protein ter ou não efeitos colaterais.

Mas antes de dar maiores explicações já adianto que sim, Whey Protein pode ocasionar efeitos colaterais, exatamente da mesma forma que um bife de carne ou um copo de leite também podem! É isso mesmo, ou estava pensando que apenas por serem produtos naturais não poderiam ter efeitos colaterais? Experimente dar um copo de leite para quem ter alergia a lactose e verá o tamanho do estrago rsrsr

É preciso entender que o Whey Protein é um suplemento alimentar rico em proteínas e que contém lactose, portanto pode sim apresentar algumas reações indesejadas, por exemplo para quem possui alergia a lactose, para estas pessoas normalmente se orienta a usar proteína isolada, e se ainda assim os problemas persistirem deve parar a suplementação e procurar um médico, mas o problema neste caso não é o Whey, mas sim sua alergia a lactose!

Existem ainda algumas teorias, entenda, são APENAS TEORIAS, não há nenhuma comprovação científica, e mesmo nestas teorias se tem como ponto de partida que tenha uma dosagem excessiva por períodos prolongados. Então veja algumas teorias:

Deterioração dos Rins: existe uma teoria de que se utilizar whey em grandes quantidade por períodos prolongados isto acabaria afetando os rins, causando assim uma baixa em seu metabolismo, que traria como consequência o aumento da acidez do sangue.

Problemas no Fígado: Há outra teoria que afirma que devido ao aumento dos níveis de cetonas na corrente sanguínea levaria o fígado ao estresse, assim causando problemas. Também não passa de uma teoria e que precisaria de grandes quantidades de whey.

Colesterol Elevado: Há quem afirme que muito whey possa elevar os níveis de colesterol do organismo. Particularmente esta teoria eu considero um completo absurdo, ainda se estivesse falando em grandes quantidades de Hipercalórico por períodos prolongados até faria sentido, mas Whey Protein NÃO!


whey-protein-tem-efeitos-colateraisHipercalóricos até possuem mais gorduras, mas whey protein de boa qualidade como por exemplo o META-6 Protein Evolution possui muito pouca gordura, veja:

  • Gorduras Totais: 2g (4% VD)
  • Gorduras Saturadas 0,3g (1% VD)
  • Gorduras Trans 0g

Agora eu pergunto, com estas quantidades de gorduras como se eleva o colesterol sendo que isto é uma porção do META-6, que oferece 26g (51% VD) de proteínas? O recomendado é tomar uma porção após o treino, mas digamos que a pessoa toma uma porção antes e uma depois, mesmo assim ainda estará muito distante das gorduras que existem em tantos outros alimentos rsrsr

Pelo que pode ver, existem sim efeitos colaterais, porém basta não ser alérgico a lactose e seguir a recomendação de uso que não há problema nenhum, afinal se existisse esse risco todo a ANVISA não permitiria a venda rsrsr

Comments

  1. Janete Almeida M da Silva says

    Bom dia, gostaria de tirar uma duvida : Meu filho tem 25 anos,esta fazendo musculação a dois meses e usando 1 doze de suplemento proteico 100% WHEY, após o treino,mais a alguns dias ele tem sentido mal estar como:Suores ,dor de estomago forte ,tonteiras e a mente confusa,ele faz uso do Depakene para ausência, esses sintomas pode esta relacionado com o medicamento ou ele pode ser alérgico a proteína?
    Grata,Janete

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Janete!

      Não sou médico portanto não posso opinar sobre o remédio, porém pelos sintomas que descreveu não parece em nada com alguma reação ao Whey, que quando apresenta reações é geralmente devido a intolerância à lactose, se for este o caso existem suplementos proteicos que são livres de lactose.

      Mas minha recomendação é para que realmente ele procure seu médico para avaliar exatamente o que está ocorrendo.

      Abraço!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>