Como Fazer Hipercalórico Caseiro?

Como Fazer Hipercalórico Caseiro?Hipercalóricos são suplementos alimentares que visam aumentar a quantidade de calorias ingeridas durante o dia, geralmente utilizado por quem possui dificuldade para ganhar peso ou por quem deseja ganhar peso rapidamente. O que muitas pessoas buscam é saber como fazer hipercalórico caseiro, o que na verdade é bem simples de ser feito.

Aqui vou passar uma receita de hipercalórico caseiro que possui um ótimo custo-benefício e rende 4 kg de hipercalórico por receita, o que é excelente pois geralmente se compra hipercalóricos em potes de 3 kg, aí já se tem a primeira vantagem.

Mesmo rendendo mais hipercalórico seu custo é inferior a hipercalóricos que são comprados em lojas de suplementos alimentares ou lojas virtuais, o que já lhe permite também tomar seu hipercalórico da forma correta sem ter grandes gastos.

Veja então como é simples fazer seu hipercalórico caseiro sabor chocolate ou mesmo no sabor morango caso preferir!

Receita de Hipercalórico Caseiro

Os ingredientes são extremamente fáceis de encontrar, sua maioria pode ser comprada em hipermercados.

Ingredientes do hipercalórico caseiro:

  • 2 kg de farinha de aveia (caso compre em flocos bata no liquidificador para fazer farinha)
  • 1 kg de achocolatado: nescau, ovomaltine, toddy, etc (para sabor morango use nesquick ou algo semelhante)
  • 500g de albumina (há quem faça com Whey Protein, porém recomendo deixar o whey para o pós treino)
  • 500g de amendoim

O amendoim deve ser torrado e sem cascas, caso não o encontre assim para comprar você mesmo poderá o torrar em uma panela e retirar suas cascas. Com ele já em temperatura ambiente vá batendo no liquidificador para fazer uma farinha de amendoim (fica como uma paçoca esfarelada).

Com todos os ingredientes prontos basta os misturar em uma vasilha grande ou saco plástico até que se torne uma mistura homogênea. Feito isto basta guardar seu hipercalórico em local seco (poderá por exemplo aproveitar o pote de seu hipercalórico).

Porção do Hipercalórico Caseiro: 6 colheres de sopa (140g)

  • Calorias: 555 kcal
  • Carboidratos: 76g
  • Proteínas: 30g
  • Gorduras: 15g

Algumas pessoas relatam que sentem um forte gosto de amendoim ao tomar este hipercalórico, caso sinta também basta no momento de preparar adicionar uma colher de sopa de Ovomaltine a seu shake ou uma banana a seu shake.

Comments

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Rhuan!

      Sim, sem problemas, mas vale lembrar que deve utilizar farinha e possivelmente terá que comprar em flocos e bater no liquidificador para fazer a farinha. (isto dependendo da região onde mora pela facilidade de encontrar variedade de produtos integrais).

      Vale lembrar que pode fazer qualquer alteração na receita, apenas observe como ficará a tabela nutricional após a alteração.

      Abraço!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Any!

      Não aconselho a substituir o amendoim pois além de ser uma fonte de proteínas também possui vitaminas do complexo B e um aminoácido chamado Arginina (que é um aminoácido importante para quem pratica esportes).

      Abraço!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Marlon!

      Pode sim, apenas recomendo que dê uma conferida em todos os efeitos associados à soja pois há muitos relatos que apontam para a Soja como um fator que contribui para o aumento de estrógeno e consequentemente baixa na testosterona, sendo assim teria mais proteínas porém menos testosterona.

      Particularmente recomendo aumentar sua dose diária de proteínas com um shake separado de Whey Protein no pós treino ou mesmo ingerir mais alimentos ricos em proteínas como ovos cozidos e peito de frango grelhado.

      Abraço e bons treinos!

  1. Ricardo says

    Olá, bom dia!

    Gostaria de saber se, o fato do hipercalórico caseiro conter 15g de gordura por porção poderá acarretar uma possível engorda ou até mesmo o surgimento de barriga?

    Obrigado!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Ricardo!

      Isso vai depender muito de quanto irá tomar do hipercalórico por dia e também de outros fatores como sua rotina de treinos e seu metabolismo. Mas de um modo geral hipercalóricos sempre envolvem o risco de criar gorduras, para evitar isso não o tome por tempo indefinido, assim que ganhar um pouco de peso passe a utilizar outros tipos de suplementos como BCAA’s, Whey Protein, L-Glutamina, etc.

      Abraço!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Matheus!

      Pode ser com qualquer das alterativas, porém uma dica é para utilizar com leite desnatado, assim evitando o consumo de muita gordura uma vez que o hipercalórico já é bastante gorduroso. É para 300ml, porém poderá alterar isso a seu gosto, principalmente se for fazer com frutas para que não fique um creme terá que adicionar um pouco mais de leite, já se fizer com água é melhor que seja com uma quantidade menor para não ficar muito aguado.

      Abraço!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Rodrigo!

      Um dos principais fatores para ter o amendoim nesta receita é para que seu hipercalórico caseiro tenha boas fontes de proteínas, B3, triptofano e magnésio, se possui alergia o ideal é retirar o amendoim e substituir por outros tipos de castanhas que possa comer.

      Mas neste caso recomendo que também tenha outras boas fontes de proteínas em sua alimentação, talvez até mesmo tomar algum Whey Protein.

      Abraço!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Jackson!

      Pode sim, com relação ao Malto recomendo que adicione direto no liquidificador a quantidade recomendada na embalagem (assim evitamos enganos). Já com relação a adicionar leite em pó integral não recomendo pois vai aumentar consideravelmente o teor de gordura (que já é um pouco elevado).

      Use Leite em pó DESNATADO, é melhor para sua saúde, não adianta nada ganhar peso rápido e saturar seu corpo com gorduras (que depois vão te dar trabalho). Também recomendo que adicione o leite em pó diretamente no liquidificador (assim evitando ficar manipulando o leite e correr o risco de o contaminar. Como uma base de cálculo tenha que:

      por 2 colheres de sopa (21g) – Calorias: 72kcal | Gord: 0,00g | Carbs: 11,00g | Prot: 7,00g

      Aí você decide o quanto quer enriquecer seu shake! Espero ter ajudado!

      Abraço e bom treino!

  2. Fellipe says

    Eu gosto de suplementos com sabor de baunilha.
    1- Como eu faria pra trocar o achocolatado pela baunilha? (no caso seria 1KG de Baunilha)
    2- Eu posso adicionar extrato de soja (Grings) ? (OBS: Sou um indivíduo Ectoformo)
    Carboidratos 6,3g
    Proteínas 11g
    Gorduras Totais 6,3g
    Gorduras Saturadas 0,9g
    Gorduras Trans 0g

    Agradeço as informações.

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Felipe!

      Pode substituir o achocolatado sim, tanto por baunilha como por diversos outros preparos com sabor, como o próprio Nesquik que possui diversos sabores como Morango, Caramelo, banana, etc, também existem os pós para preparo de vitaminas que vão deixar o seu hipercalórico caseiro com um ótimo sabor.

      Já o extrato de soja eu recomendo que o adicione separadamente direto no liquidificador, ele possui um pouco a mais de gorduras, isso sem contar que algumas pesquisas apontam para ele como um responsável por aumentar o estrógeno (que por sua vez diminui a testosterona), então abusar dele não é uma boa ideia.

      Abraço e bom treino!

  3. Fellipe says

    Obrigado pela resposta. Dei uma pesquisada sobre a soja e realmente preferi não colocar.

    Outra dúvida, visto que o amendoim é muito gorduroso e ingerindo 2 vezes ao dia estou com pouco de receio por causa da gordura no fígado.

    É possível substituir por outra fonte energética menos gordurosa?

    OBS: Eu já fiz a primeira (com amendoim) e estou tomando. Está dando certo. \o/

    Abs.

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Felipe!

      É realmente uma boa observação sobre o amendoim ser bastante gorduroso, agora d cabeça não tenho nada em mente que poderia substituir, mas vou pesquisar e conversar com uma nutricionista e assim que tiver uma resposta eu coloco aqui no post :)

      Legal que está dando bons resultados, obrigado por compartilhar :D

  4. marko says

    Posso utilizar essa receita e mais.. tipo , juntar numa batida com o hipercalorico industrial.
    tendo uma mistura de 900-1000 kcal por batida?

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Marko!

      A princípio sim, mas observe que o interessante de ter mais calorias é se estiver treinando pesado, caso contrário uma ingestão de doses grandes poderá resultar em gordura localizada (que depois vai dar um trabalhão para queimar). Mas com relação a qualidade certamente tende a melhorar por ter mais calorias e menos gordura.

      Abraço e bom treino!

  5. Jéssica says

    Olá! Gostaria de saber mais sobre quantas vezes por dia devo tomar esse hiperalórico, já ouvi falar que são 6 doses por dia ou que se toma de 3 em 3 horas. Voce poderia me dizer ao certo quantas doses tomar?
    Obrigada!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Jéssica!

      Olha, não sei onde te disseram para tomar 6 doses de Hipercalórico, mas é um exagero, com 6 doses vai ter um acréscimo de 3330 Kcal por dia, fora as calorias da sua alimentação, isso sem contar gorduras, proteínas, etc.

      De 3 em 3 horas é realmente interessante comer alguma coisa, algo como uma barrinha de cereais, barrinha de proteínas, frutas ou iogurte, assim mantém bons níveis de glicose. Já o Hipercalórico recomendo a tomar 1 ou 2 vezes ao dia, no máximo (em casos extremos), se a pessoa tem MUITA dificuldade para ganhar peso e está treinando PESADO umas 3 doses por dia (por algum tempo) podem trazer bons resultados.

      Abraço e Bom Treino!

  6. Itamara says

    Olá, tudo bem?
    Será que eu poderia adicionar duas caixinhas de gelatina nessa receita. Pensei assim, já que a intenção é ganho de peso a pele estica também, não é? Então seria uma boa adicionar colágeno, vi outra receita que usava gelatina, mas não sei se fica uma mistura saudável!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Itamara!

      Não recomendo não, a gelatina após aberta deve ser rapidamente consumida, acredito que seja melhor a consumir separadamente. Mas realmente é uma boa observação ter mais colágeno na dieta uma vez que além da pele esticar diversas outras fibras do corpo também estarão sendo sobrecarregadas.

      Abraço e bom treino!

  7. marko says

    Uma duvida. Uma alimentaçao baseada em 3000 kcal. Com boas refeiçoes e outra alimentaçao baseada no mesmo numero de calorias com alimento como salgadinhos, doces e coisas “fraacas”, faria diferença pra o corpo ganhar massa ou peso?

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Marko!

      Alimentos como doces, salgadinhos e guloseimas em geral vão apenas atrapalhar, será um bulking sujo, ou seja com muita gordura e pouca proteína. Isto resulta em ganho de gordura e não de massa muscular.

      Abraço!

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Maria!

      Pode sim, desde que mantenha a mesma quantidade de proteínas por dose, mas dependendo da substituição não vale a pena pois acaba saindo mais caro. Por exemplo com Whey Protein, vai deixar o suplemento mais caro, e neste caso o ideal seria ao invés de substituir manter a albumina neste shake e adicionar o Whey em sua suplementação, o tomando da forma correta no pós-treino :)

      Abraço e bom treino!

      • Maria says

        Felipe,

        Eu sou vegana e não consumo nada de derivado de animal, posso substituir a albumina por um leite de soja em pó eu alguma castanha com alto valor calórico?

  8. Maria says

    Oi Felipe,

    Eu ainda tenho uma dúvida, eu sou vegana e vi que algumas albuminas tem proteínas de leite, do ovo, por isso eu queria substituir por outo ingrediente. Eu poderia substituí-la por outro tipo de castanha que seja bem calórica e ingerir as proteínas na alimentação?

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Maria!

      Pode sim, qualquer substituição é possível de ser feita, mas o que deve observar é sempre a tabela nutricional, tente sempre utilizar algo que mantenha a receita com os mesmos valores (ou o mais próximo possível).

      P.S. De onde você tirou este nome “Felipe”? Meu nome é Vinicius :D kkkkkkkkk

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Leticia!

      Pode sim, é inclusive o ideal para quem vai consumir em menores quantidades. Já com relação aos horários não há algo fixo, mas uma dica é para que evite consumir logo antes das principais refeições pois pode atrapalhar um pouco na fome. Embora este shake seja bastante calórico e tenha proteínas NÃO serve para substituir refeições.

      Abraço!

  9. says

    Eu bolei uma receita de hipercalorico..
    Deem uma olhada:
    500g de proteina de soja
    500g de linhaça
    1000g de granola
    500g de albumina
    200 de flocos de milho com mel
    1000g de aveia

    gastei 80 reais e fico mto bom..
    uma variedade de vitaminas, sais minerais, proteinas e carboidratos..

    • Suplementos & Dieta says

      Olá danielves!

      Parece interessante também, você tem como postar aqui os nutrientes por dose? Assim fica melhor para que outros leitores tenham mais opções :)

      Abraço!

  10. GIL says

    OI,BOM DIA,PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE ELOGIAR A SUA INICIATIVA MUITO LEGAL, EU QUERIA SABER SE ESTE HIPERCALÓRICO É PARA SER TOMADO PRÉ-TREINO E QUANTO TEMPO ANTES VOCÊ ACHA?OUTRA PERGUNTA VOCÊ DISSE QUE O IDEAL É TOMAR WHEY PROTEIN DEPOIS DO TREINO GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM ALGUMA MARCA DE SUA PREFERÊNCIA E SE EU TOMAR HIPERCALORICO ANTES DO TREINO E WHEY DEPOIS IRIA AUMENTAR MUITO A QUANTIDADE DE CALORIAS DIÁRIAS? E SE ESTE SHEKE JÁ TEM PROTEINA SUFICIENTE PORQUE PRECISO TOMAR WHEY PROTEIN DEPOIS DO TREINO E NÃO ELE ANTES E DEPOIS?

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Gil!

      Qualquer Hipercalórico deve ser consumido antes (horas) do treino e em alguns casos a pessoa pode o consumir antes de deitar. Já Whey Protein é para fornecer proteínas para a recuperação muscular e deve ser consumido logo após o treino.

      Sobre alguma marca sempre digo que recomendo a marcas as quais mostro aqui no Suplementos & Dieta, claro que entre elas há qualidades e preços diferentes, mas no geral são bons.

      Hipercalórico antes e Whey depois é perfeito, não deve se preocupar com o aumento de calorias pois whey de boa qualidade possui uma quantidade muito baixa de calorias. Este shake possui proteínas de lenta absorção, o whey é justamente para que as proteínas sejam rapidamente absorvidas (são proteínas de tipos diferentes). Sinceramente, tomar whey antes do treino é de certa forma um desperdício, se for tomar 2 doses de whey ao dia acredito que o melhor seja 1 após o treino e outra pela manhã.

      Abraço!

    • Suplementos & Dieta says

      Albumina é feita com ovos, mas é realmente muito mais prático utilizar a Albumina. Já se pretende realmente a substituir existem diversos tipos de suplementos de proteínas como whey protein, caseína, etc.

      Abraço!

  11. Eduard says

    Olá gostaria de saber sua opinião sobre esse meu hiper que gostaria de fazer.

    -2kg de aveia
    -1kg de castanha do pará
    -1kg de linhaça
    -2kg de leite em pó desnatado
    -1,5kg de amendoin
    -1kg de nozes

    • Suplementos & Dieta says

      Olá!

      Para que eu possa lhe dar minha opinião e dicas mais exatas me passe a tabela nutricional desta receita, assim posso dar uma olhada mais detalhada. Mas a princípio parece bem interessante, apenas não sei dizer se o sabor vai ficar bom.

      Abraço!

  12. Leonardo says

    Em vez do Farinha de Aveia, estava vendo sobre Farinha QUINOA… é melhor para substituir ?

    Composição dos grãos de quinoa em relação a outros cereais (100g)

    Quinoa Trigo Aveia
    Calorias (Kcal) 336 330 405
    Carboidratos (g) 68,3 71,6 68,5
    Proteínas (g) 12,1 9,2 10,6
    Lipídios (g) 6,1 1,5 10,2
    Água (g) 10,8 16,5 9,3
    Fósforo (mg) 302 224 321
    Cálcio (mg) 107 36 100
    Fibras (g) 6,8 3 2,7
    Ferro (mg) 5,2 4,6 2,5
    Tiamina (mg) 1,5 0,2 0
    Niacina (mg) 1,2 2,8 0
    Riboflavina (mg) 0,3 0,8 0
    Ácido Ascórbico (mg) 1,1 0 0

    • Suplementos & Dieta says

      Olá Leonardo!

      Quinoa é realmente excelente, porém não sei se é uma boa ideia NESTE caso específico porque o principal objetivo do Hipercalórico é um consistente aumento no aporte calórico da dieta, neste caso há uma diferença de 69 calorias a cada 100 gramas, o que representa uma diferença de 690 calorias por Kg e ainda uma diferença de 1380 calorias no preparo da receita, o que é uma diferença considerável.

      Eu indicaria usar a farinha de quinoa também em sua dieta, como um complemento como por exemplo com frutas ou mesmo na receita de bolos, tortas e bolachas integrais :)

      Abraço e bom treino!

  13. says

    Olá, já tomo albumina em capsulas..gostaria de saber se eu poderia fazer a misturas de todos os outros ingredientes para o shake e tomar a albumina separada! O resultado sera o mesmo?

    • Suplementos & Dieta says

      Oi Karita!

      Ao retirar a albumina da receita do Shake estará alterando sua composição tanto a nível químico como também a nível de textura, o ideal seria não alterar. Mas a albumina em si não faz diferença ser em pó ou não.

      Abraço!

Trackbacks

  1. [...] Quando o assunto é ganhar massa muscular sempre há muita coisa falando sobre a grande importância que as proteínas tem na construção de músculos, em especial proteínas da carne e do leite (nem todos consomem leite). Com este cenário boa parte dos vegetarianos acaba se desmotivando a fazer musculação por pensar que não haverá meios de ganhar músculos sendo vegetariano, ao ler este artigo verá que é sim perfeitamente possível ser vegetariano e ganhar massa muscular. [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>